Clube de assinatura: tudo que você precisa saber!

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

clube de assinaturas
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Não é de hoje que os clubes de assinatura fazem parte da vida das pessoas, afinal, quem lembra daquelas revistas que nossos pais assinavam e a gente recebia via correios? Pois bem, aquilo era o clube de assinatura de antigamente. Mas o tempo foi passando e com o avanço da internet,  a maneira de fazer negócio foi mudando e os clubes de assinatura passaram a integrar o mundo digital, chegando a movimentar aqui no Brasil, cerca de 1 bilhão de reais ao ano.

O sucesso dos clubes de assinatura pode ser atribuído a vários fatores, primeiro porque é uma forma de negócio bastante interessante e segundo motivo e muitos outros, você encontra  nesse artigo, então se prepare para ficar sabendo tudo sobre um clube de assinatura. Preparados? VAMOS LÁ! 

O que é um clube de assinatura?

Vamos começar do começo, explicando que um clube de assinatura é uma modalidade de negócio que entrega serviços e produtos de maneira exclusiva de tempos em tempos, que pode ser a cada um mês, semanalmente, ou quinzenal, isso pode varias, não existe uma regra.

As assinaturas possibilitam que os clientes tenham acesso a um serviço totalmente exclusivo, com produtos selecionados e o melhor de tudo: sem sair de casa! Essa, portanto, é uma das principais vantagens desse modelo de negócio, principalmente no ano passado, quando o surto de covid registrava números elevados, impossibilitando que as pudéssemos sair de casa. De acordo com a pesquisa  da Betalabs, empresa de tecnologia especializada na oferta de soluções para e-commerce “Entre fevereiro e outubro de 2020, esse modelo de negócio cresceu 12% no mercado total e 55% em sua base”

O principal objetivo dos clubes de assinatura é garantir uma experiência diferenciada aos seus assinantes, atrelada a comodidade de não precisar sair de casa para garantir suas compras. Mas você pode pensar: “Ah! Mas eu posso comprar esses produtos eu mesmo via internent”, mas aí, meus amigos, é que vem um dos pulos do gato dos clubes de assinatura.

As empresas fecham parcerias com diferentes marcas para garantir um variedade de produtos que no geral custam bem mais se fossem comprados individualmente, um exemplo legal disso é a Glambox o maior clube de assinatura de beleza da américa, que basicamente entrega na casa das pessoas uma  caixa com vários produtos de autocuidado por um preço mensal, mas se você fosse comprar cada um deles individualmente daria bem mais que o valor da assinatura. Entendeu?

De acordo com uma pesquisa feita pela Betalabs (publicada no site Valor Investe) somente no início deste ano, entre janeiro e março, os clubes de assinatura cresceram cerca de 15%, pode-se dizer que um dos principais fatores é que o clube de assinaturas é vantajoso tanto para quem oferece quanto para quem compra os produtos/ serviços.

Principais Caraterísticas de um Clube de Assinaturas

Uma das principais características é que o pagamento do clube de assinatura acontece periodicamente, isso já deu para entender, certo? A partir desse pagamento, o assinante terá acesso a um conteúdo exclusivo, que pode ser um produto entregue em casa ou alguma vídeo aula ou dicas, não há uma regra em relação a isso.

De acordo com estudos feito pela Betalabs só em 2020, cerca de 3 mil novos clubes foram abertos, chegando a 4 mil serviços em funcionamento”, um dado bastante relevante e inspirador para quem está pensando em abrir seu próprio clube de assinatura.

As 3  principais características de um clube de assinatura:

  • PÚBLICO SEGMENTADO: 

Os clubes de assinatura possuem um único clube exclusivo para atuar, seja ele de pessoas que amam pets, jogadores de jogos online, cinéfilos, adoradores de plantas dentre outros. Segmentando o nicho, os clubes de assinatura conseguem atuar de maneira extremamente personalizada e exclusiva.

  • CONTEUDO EXCLUSIVO:

Outro objetivo dos clubes de assinatura é tratar os assinantes de maneira totalmente exclusiva, fazendo com que ele saiba que clientes comuns não têm acesso ao mesmo tipo de produto/serviço/conteúdo que ele. Pois, isso está ligado diretamente com a experiência premium que os clubes de assinatura entregam.

  • COMODIDADE:

Independente de ser uma caixa de produtos de beleza ou aulas de ballet, o assinante precisa ter total comodidade para ter acesso a esses serviços, pois, os clubes de assinatura ofertam aos seus assinantes a possibilidade de não precisar sair do conforto do seu lar para ter acesso a total comodidade que ele procura.

  • COBRANÇA PERIÓDICA:

Até na hora de cobrar pelos serviços os clubes de assinatura priorizam a comodidade, pois, uma vez que o assinante compra por aquele serviço, ele fará pagamentos recorrentes na fatura do cartão de maneira automática 

A verdade é que os clubes de assinatura estão crescendo cada vez mais e com isso as pessoas estão buscando formas diferentes de assinaturas para se destacar no mercado e apresentar um produto ou serviço diferenciado.

Modelos de clubes de assinaturas criativos para inspirar você!

Normalmente, nós associamos clubes de assinaturas ao mercado mais tradicional de livros, vinhos, produtos de beleza dentre outros, mas o que muitos não sabem é que você pode ter um clube de assinatura sobre qualquer coisa, seja aulas de dança, dicas sobre receitas e muitos outros.

O sucesso dos clubes de assinatura fez com que esse mercado se expandisse, atingindo segmentos das mais diferentes áreas, por isso, separamos uma lista com algumas ideiasque podem inspirar você. Veja:

1 – NETFLIX

Não poderíamos deixar de começar a nossa lista com uma das maiores locadoras de filmes da atualidade, a Netflix atualmente fatura mais que a emissora brasileira SBT, o sucesso é tanto que a Netflix já teve até produções próprias indicadas ao Oscar.

Anteriormente, a Netflix era uma locadora via correios, mas a empresa resolveu inovar de uma vez por todas, e criou a plataforma OTT, que em resumo é um serviço de mídia via internet. 

A Netflix já soma cerca de 182 milhões de assinantes, que pagam um valor mensal para ter acesso a toda biblioteca de filmes, séries, documentários e muitas outras produções audiovisuais que a plataforma oferece.

2 – BAILARINA INTELIGENTE

Um clube de assinatura voltado para o ramo da dança, onde bailarinos estarão disponíveis para tirar as dúvidas dos assinantes, além é claro de dar dicas de ballet através de vídeo aulas semanais e cumulativas.

3 – AURORA CLUBE DE ASSINATURA

O do Instituto Aurora, lançou esse clube com a missão de levar os direitos humanos a todas as pessoas, através da educação e dos próprios assinantes, que recebem todos os materiais educativos a fim de ampliar o repertório e assim poder disseminar conteúdo educativo para o seu ciclo social.

Além do valor das assinaturas serem convertidas em ações sociais educacionais direcionadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, algumas das ações promovidas pelo Instituto Aurora por meio do seu clube de assinaturas foi o projeto Biblioteca Mais Plural; Novas Lentes, Novas Mentes; rodas de leitura e rodas de conversa.

Dados a respeito mercado de assinatura no Brasil, mostra que:

O avanço do internet tem contribuído sumariamente para o crescimento do mercado de serviços de assinatura no Brasil, tendo em vista que a pesquisa realizada pela Betalabs, empresa de tecnologia especializada na oferta de soluções para e-commerce mostra que “praticamente um terço dos clubes de assinatura (32%) está em São Paulo. O Rio de Janeiro detém 12%, enquanto Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná estão empatados com 9% cada. Na sequência aparecem Santa Catarina (5%), Distrito Federal (4%), Pernambuco (3%), Bahia (2%) e Goiás (1%) – os demais estados somam 14%.”

Considerando que o cenário pandêmico contribui bastante para esse avanço, outro fator relevante é que os avanços tecnológicos têm contribuído cada vez mais para que esse tipo de modalidade de negócio tenha ainda mais força. Até porque os modelos digitais de consumo estão cada vez mais diversificados e atuantes.

Em resumo, os clubes de assinatura são uma potente estratégia de negócio que busca a fidelização dos clientes por meio de práticas inteligentes e aplicáveis. Um negócio que  veio para ficar e se mostra cada vez mais forte e relevante. 

Então, se você está pensando em abrir um clube de assinatura, analise bem as necessidades do mercado, busque um nicho que você se sente confortável para trabalhar e pesquise bastante antes de começar. 

Mas não perca tempo, ein? Os clubes de assinatura estão cada vez mais fortes e você pode ser o próximo a fazer sucesso nesse mercado.

Compartilhar no telegram
COMPARTILHE COM [email protected] NO TELEGRAM
Compartilhar no whatsapp
COMPARTILHE COM [email protected] NO WHATSAPP

Separamos esses posts para você

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!