Como criar um calendário de conteúdo para seu negócio digital.

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Não importa se você tem uma página nas redes sociais ou um blog. O calendário editorial é uma ferramenta muito importante para qualquer tipo de estratégia de marketing de conteúdo.

Por meio desse documento, você consegue definir a frequência de produção e os tipos de conteúdo que serão compartilhados com a audiência. 

No entanto, para desenvolver um material perfeito, você deve ter atenção com alguns elementos. 

Neste artigo, vamos explicar o que é um calendário editorial, quais são os seus benefícios e como construir essa ferramenta.

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Vamos lá? 

Afinal, o que é um calendário editorial? 

Trata-se de uma programação ou cronograma sobre os conteúdos que serão publicados em sua rede social ou blog. Por meio desse documento, você consegue ter mais controle sobre diversos pontos para seu marketing de conteúdo.

Geralmente, ele contém os seguintes elementos: datas de publicação, pautas e temas de conteúdos, estágio do conteúdo (topo, meio ou fundo de funil), entre outros. 

Quais são os benefícios do calendário editorial? 

Engana-se quem pensa que o calendário editorial é uma exclusividade de grandes empresas. Pelo contrário, ele é essencial para o pequeno e médio negócio, assim como para um produtor de conteúdo. 

A partir de agora, vamos mostrar quais são os benefícios que esse documento pode trazer para a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Planejamento com antecedência 

Uma das principais vantagens do calendário editorial é que ele permite que a estratégia seja planejada com antecedência. Dessa forma, você consegue entender melhor os status de cada conteúdo. 

O documento, ou calendário de conteúdo, faz com que os prazos sejam cumpridos, evitando atrasos e problemas com toda a equipe. 

Outro ponto positivo é que o calendário facilita a frequência de publicação dentro da sua estratégia de conteúdo. Nem sempre temos ideias para compartilhar com os nossos seguidores. Quando você reserva um período da sua rotina para pensar em todas as datas, os temas surgem com mais naturalidade. 

Se você tem uma pequena ou média empresa, o calendário editorial também serve como uma ótima ferramenta para ajudar na administração das tarefas. Assim, todas as pessoas conseguem entender quais são as suas funções na equipe. 

O calendário de conteúdo exige um planejamento semanal ou mensal, dentro da sua estratégia. É importante, por exemplo, distribuir funções dentro da equipe e estabelecer metas a serem cumpridas. Ter uma equipe forte e bem definida é essencial para o bom funcionamento do marketing nas mídias digitais.

Além disso, com o calendário de conteúdo, é muito mais fácil de ser acessado e permite à equipe estar sempre conectada e organizada, principalmente em situações em que a equipe é dividida e há muitas pessoas trabalhando em conjunto na mesma estratégia de conteúdo.

Evita repetir temas 

Um dos maiores erros em uma estratégia de marketing digital é repetir temas. Quem tem um blog, por exemplo, pode ter sérios problemas com o Google. 

A maior ferramenta de pesquisa do mundo entende que a sua página está “forçando” o rankeamento de uma determinada palavra. Ao invés de subir posições no Google, ela pode sofrer com uma queda drástica. 

Outro ponto negativo da repetição de tema é que você terá mais dificuldades em conseguir um diferencial competitivo no ambiente digital. Com um calendário de conteúdo você pode estabelecer, antecipadamente temas diversos e evitar este problema.

Imagine que uma página nas redes sociais quer chamar a atenção dos seguidores para a palavra “organização de empresas”. Sem dúvidas, esse é um termo bastante procurado. Logo, ela terá dificuldades de conquistar um destaque no mundo online. 

Quando você compartilha novidades com a sua audiência, provavelmente, ela terá mais interesse pelos seus conteúdos. Então, busque sempre trazer materiais novos para atrair seguidores. Tenha sempre algo novo em seu calendário de conteúdo.

Visão mais clara sobre a estratégia 

O calendário editorial traz uma visão clara sobre a sua estratégia. É possível perceber quais são os tipos de conteúdo que são mais compartilhados pela página. Isso facilita e direciona a produção de conteúdo.

Por exemplo: se você publica muitos textos motivacionais, vale a pena testar outros tipos de conteúdos, como entrevistas, dicas, últimas tendências da área e fotos sobre bastidores.

O calendário de conteúdo facilita sua vida pois te ajuda a organizar melhor essas estratégias de conteúdo. Por exemplo, você se organiza para publicar uma entrevista na segunda, dicas na quarta, fotos dos bastidores na sexta e últimas tendências da área no sábado. Dessa forma, além de você ter em mente tudo o que será abordado, a equipe terá tempo hábil para a produção de conteúdo.

Quem tem um blog também pode inovar em suas estratégias. Materiais diversificados são muito bem-vindos. Dentre os mais comuns, encontra-se: vídeos, podcasts, infográficos, ebooks e quizzes. 

Publicar vários tipos de conteúdo ajuda a pensar fora da caixa e mantém o interesse da audiência por sua página. Pense sempre no seu público alvo:

1. Seu público alvo quer novidade. Não adianta postar sempre do mesmo, isso vai fazer com que percam o interesse.

2. Esteja atento ao que atrai a sua persona. Quais são os interesses, hábitos, hobbies, sonhos… Alcance seu coração e sua mente!

E não é só isso. 

Historicamente, vivemos em um país que não tem o hábito de ler com frequência, conforme vários estudos divulgados pela mídia. Portanto, você pode atrair uma parcela da população que prefere consumir conteúdos audiovisuais. Inclua isso em seu calendário de conteúdo.

Possibilidade de mensurar dados 

Foi-se o tempo em que o marketing digital era definido com base nas opiniões das pessoas. Agora, é importante analisar os números para entender quais foram as estratégias que surtiram efeitos positivos e quais foram as ações que precisam de um ajuste para melhorar os resultados. Os números influenciarão no planejamento do seu calendário de conteúdo.

Por meio das informações em um calendário editorial, você consegue entender quais foram os dias e horários que tiveram bons resultados. É possível ainda descobrir os temas mais procurados pela sua audiência, os CTAs que tiveram bons desempenhos, entre outros dados. 

Lembre-se de que toda a sua estratégia de marketing de conteúdo depende do seu público alvo. Por isso é tão importante mensurar os dados. Por meio deles você pode entender melhor seus interesses e costumes, te dando uma base na contrução do seu calendário de conteúdo.

Como construir um calendário editorial? 

Após conhecer o que é um calendário editorial e porque ele é importante, vamos descobrir como montar esse documento para a sua estratégia? 

Conheça a sua persona

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância de conhecer a sua persona. Ela nada mais que uma representação fictícia do leitor ideal. 

O mais interessante é que a persona não é desenvolvida de qualquer forma. É necessário fazer pesquisas com o público para entender as suas características. 

Por meio da persona, você consegue descobrir mais detalhes sobre a sua história, motivações, objetivos, desafios e preocupações. 

Para entender melhor como ela funciona, vamos a um exemplo? 

Paula tem 20 anos e está no terceiro período de Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. A jovem é solteira, não tem filhos e mora em uma república de Belo Horizonte. Ela é estagiária em um jornal local da cidade e recebe uma bolsa-auxílio de R$ 800. 

Os últimos meses não foram fáceis para a Bruna. O seu cadastro foi recusado no Prouni, prejudicando o planejamento financeiro. Além da mensalidade da república, ela precisa arcar com outros cursos, como alimentação, transporte e internet. Mesmo com a ajuda dos pais, ela ainda busca um financiamento, com juros mais baixos. 

No início, pode parecer complicado desenvolver a persona, mas não desanime. Ela traz diversos benefícios para o seu negócio, entre os quais: conhecimento do perfil do seguidor, autoridade no mercado e melhor posicionamento e segmentação.

Com a persona definida, você ainda consegue produzir conteúdos que estejam alinhados com as dores da sua audiência. Entender a dor te ajuda a se direcionar na apresentação da solução.

Defina o seu objetivo 

Uma produção de conteúdo não pode ser feita de qualquer forma. Você precisa definir um objetivo para a sua estratégia. Publicar somente por lazer não trará nenhum resultado e as chances de desanimar com o projeto são maiores. 

Antes de construir um calendário editorial, pense quais são os objetivos da sua estratégia. Dentre os mais comuns, encontra-se: ganhar autoridade, capturar leads, vender um produto ou serviço ou simplesmente ganhar mais seguidores ou leitores. 

Estabeleça uma frequência de conteúdo 

Outra dica interessante é definir a frequência de sua publicação. Não existe uma quantidade ideal. Você deve entender melhor o comportamento do seu mercado para descobrir qual é o número mais indicado. 

A situação é um pouco diferente para os produtores de conteúdo que têm blog. De acordo com especialistas do mercado, quanto mais artigos publicados em uma página, mais acessos ela terá por mês. 

Neste momento, recomendamos estabelecer uma rotina que você consegue cumprir, sem afetar a qualidade do conteúdo. É melhor dois artigos completos sobre um tema no mês do que 30 com informações erradas ou cheio de erros de ortografia.  

Após ganhar mais experiência, aumente a frequência de publicação. Provavelmente, a sua produtividade estará melhor. 

Além da frequência, é importante se atentar à constância. Não adianta postar todos os dias por um tempo curto e ficar um tempo extenso sem postar nada. Você atrai um público em massa, mas não consegue manter. Assim, você não consegue criar uma comunidade nem gerar engajamento. As mídias sociais dependem disso.

Estabeleça dias e horários de publicação 

A definição de dias e horários também é muito importante em um calendário editorial. Vamos imaginar que você é dono de uma página que compartilha conteúdos para donos de animais. 

Em uma determinada semana, você publica textos  na segunda-feira e na quinta-feira. Na semana seguinte, mudou a data para quinta-feira e sexta-feira. 

Se você já fez esse tipo de alteração, é melhor mudar a sua estratégia a partir de agora. Isso quebra a confiança com o seu público, que aguardava ansioso por uma notícia naqueles dias iniciais. É a mesma questão do tópico anterior de criar um público interessado em massa e depois não manter a constância e congruência que eles procuram em seu conteúdo.

Para aproximar da sua audiência, faça uma pesquisa no stories para descobrir quais são os dias e horários que os seguidores gostariam de receber novas publicações. Entenda também as métricas que estão à sua disposição. Elas te darão informações relevantes sobre as preferências da sua persona.

Crie conteúdos diferenciados 

Você não precisa ser o super-herói do marketing digital e sair produzindo vários tipos de conteúdos, como textos, vídeos, podcasts, imagens, infográficos, quizzes e ebooks.  

Inicialmente, é legal começar com os vídeos, pois eles são bastante valorizados pela audiência moderna. E, claro, os artigos que ajudam a melhorar o posicionamento no Google. Os vídeos são interativos e geram uma concentração e interesse maiores, por oferecerem maior riqueza.

No caso do Instagram, por exemplo, quanto mais recursos do aplicativo você utilizar, maior será o seu alcance. Não se limite a um post simples com foto e uma legenda explicativa. Faça carrosséis, reels, IGTV, use e abuse dos stories.

Escolha boas ferramentas 

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de trabalhar com ferramentas de qualidade para produzir o seu calendário editorial. Elas otimizam os processos e deixam o material compartilhado para toda a equipe. Dentre as opções mais conhecidas, encontra-se: Google Drive, Google Calendar e Trello. 

O calendário editorial pode sofrer alterações ao longo do tempo. Lembre-se de fazer testes para melhorar resultados e alcançar os seus objetivos, mas é essencial ter organizado seu calendário de conteúdo. Ele te ajuda a visualizar todos os pontos que merecem ser tratados, além de te ajudar a saber sempre qual é o próximo passo na sua produção de conteúdo.

Após descobrir quais são as melhores dicas para criar um calendário editorial, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para o seu negócio. 

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!