Aplicativos para editar fotos: conheça 11 opções!

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O Instagram tem em torno de 800 milhões de usuários em todo o planeta. Só no Brasil em 2019, o Instagram tinha 72 milhões de perfis. Em meio a tanta gente produzindo conteúdo e postando diversas fotos, qualidade de imagem é um fator importantíssimo para se destacar no meio da multidão. Mas se destacar não precisa ser uma tarefa difícil. Muitos aplicativos para editar fotos proporcionam acabamentos profissionais e que com certeza vão fazer as suas fotos arrasarem nas redes. 

Por isso, para facilitar a sua vida, hoje vamos te mostrar onze aplicativos para editar fotos que vão transformar aquela imagem sem graça em uma digna de se compartilhar com os amigos. 

Por que você deve usar um aplicativo para editar fotos?

Existem diversos motivos para que produtores de conteúdo se preocupem com a identidade visual. Porém, hoje vamos te mostrar três motivos principais para você começar a trabalhar nisso agora. Vamos lá? 

Identidade visual bem marcada padroniza a comunicação visual

Tem coisa mais irritante do que entrar em um feed de algum produtor de conteúdo e ele ser completamente desorganizado, difícil de encontrar assuntos específicos e totalmente caótico aos olhos? 

Pois é. Com uma identidade visual bem marcada você consegue evitar esse tipo de problema agregando qualidade estética ao seu conteúdo. Assim, as pessoas irão interagir com o seu post não só porque ele é bom, mas também porque é agradável de se ver. 

Estimula o engajamento

Com certeza você já teve a experiência de entrar no YouTube procurando um vídeo sobre alguma coisa e se deparou com uma qualidade de áudio péssima. Não importa o quão bom o conteúdo do vídeo seja, muito provavelmente você não vai assistir até o final, já que você mal consegue entender o que a pessoa quer dizer. 

Com imagens a dinâmica é basicamente a mesma! Se existe uma foto com baixa qualidade, sem organização e sem respiros, provavelmente ninguém vai interagir com ela pois não consegue compreender por completo a mensagem que ela quer passar. Então invista em fotos de boa qualidade para aumentar o seu engajamento nas redes sociais. 

Ajuda a gerar uma identificação rápida de que aquele é o seu conteúdo

Você provavelmente tem algum produtor de conteúdo preferido. Uma pessoa que você espera os posts regularmente e que se visse o conteúdo mesmo sem um contexto específico saberia que é daquela pessoa. Esse é o benefício principal de uma boa identidade visual. 

Como vimos o Instagram é uma rede com muitas pessoas. E no meio de tanta gente ser identificado rapidamente é muito importante para não ser ignorado. Com uma identidade visual bem estruturada e única, será muito mais fácil achar o seu conteúdo e interagir com ele. 

Agora que você já sabe os principais benefícios de investir em uma boa identidade visual nas redes sociais, vamos conhecer alguns apps que podem te ajudar nessa tarefa. 

Melhores aplicativos para edição de fotos

Adobe Lightroom

Não poderíamos começar esse artigo sem falar do Adobe Lightroom. Ele é com certeza atualmente um dos melhores aplicativos para editar fotos. Composto tanto de recursos básicos quanto avançados, com ele você consegue deixar a sua foto do jeito que você quiser de maneira rápida e simples. 

Além de você poder importar presets e criar os seus próprios, ele é um aplicativo com uma boa interface, intuitiva e com um excelente sistema de organização para visualizar as suas fotos. 

Em relação a preços, você precisa de uma assinatura da Adobe para usar o Lightroom sem limitações. Porém existe uma versão gratuita disponível por 30 dias que você pode usar para ver se deseja adquirir a versão paga.

Disponível tanto para iOS quanto para Android.

AfterLight

Para quem gosta de interfaces mais simples e mais fáceis de mexer, o AfterLight é uma boa opção. Com ele, você pode editar, colocar molduras, mexer nos níveis de brilho, cor, saturação e etc, transformando as fotos de forma bem simples. Além disso o app já vem com vários presets de cor que você pode usar. 

Algumas desvantagens é que já foi registrado que o serviço pode apresentar alguns fechamentos repentinos e que você pode perder a edição da foto. 

Disponível tanto para iOS quanto para Android.

Facetune

O Facetune é um aplicativo feito para corrigir rostos e ele tem diversas funções para corrigir selfies. Você pode se livrar de imperfeições, retirar espinhas, clarear o sorriso, mudar a cor dos seus olhos e muito mais. 

Em relação a preços, o facetune tem a versão gratuita para Android, porém no iOS o aplicativo é pago. 

VSCO

É com certeza um dos aplicativos mais completos de edição de imagem tanto para iOS quanto para Android. Com várias opções de filtro, eles tem o objetivo de deixar a sua foto o mais profissional possível, além de conter aquelas funções de brilho, saturação, realce e etc que já estamos acostumados. 

A boa notícia é que em qualquer um dos sistemas operacionais esse aplicativo é gratuito e tem uma boa interface para utilização. 

Lens Distortions

Você já viu aquelas fotos com efeitos muito interessantes de luz e de sombras? Pois é, o Lens Distortions é um aplicativo focado somente na adesão desse tipo de efeito. Entre as opções que o aplicativo disponibiliza, você pode escolher efeitos de fumaça, chuva, luz e muito mais. 

As funções base são gratuitas porém o aplicativo fornece opções que você pode comprar dentro dele. 

Disponível para iOS e para Android.

Glitch!

Ainda dentro do mundo dos efeitos, o aplicativo “Glitch!“  Coloca imperfeições na imagem e as deixa distorcidas ou pixeladas. A interface é super intuitiva e uma curiosidade sobre o aplicativo é que os efeitos são aplicados de forma aleatória! 

Essa é uma boa maneira de brincar com as fotos e deixá-las ainda mais divertidas.

Esse aplicativo só está disponível atualmente para Android.

Snapseed

O Snapseed é um editor de fotos com muitos recursos e uma interface bastante intuitiva. O diferencial desse aplicativo é que ele permite que você edite os filtros dentro da plataforma e que ao final tenha um filtro completamente personalizado do seu jeito!

As ferramentas clássicas estão presentes, mas ele também conta com uma ferramenta que é considerada um ponto super positivo pelos usuários: o “Ajuste Seletivo”. Com ela você pode selecionar uma área da foto e ajustar os níveis como você quiser! 

Disponível para iOS e para Android.

Adobe Photoshop Express: editor de fotos

Já falamos aqui sobre o Adobe Lightroom, um aplicativo de edição super completo da Adobe. O Adobe Photoshop Express é outro app da Adobe que apesar de ter ferramentas bem avançadas na plataforma, tem uma interface intuitiva e que permite fácil aprendizado das funções.

Ele também tem as ferramentas clássicas que estamos acostumados, porém tem um diferencial: os filtros inteligentes. 

Esses filtros foram criados com o intuito de corrigir os problemas que mais acontecem com fotos tiradas de celulares. Usando esses filtros específicos você consegue corrigir esses problemas mesmo sem entender direito como eles aconteceram. 

Este aplicativo está disponível para iOS e para Android e para usá-lo basta fazer uma conta gratuita na Adobe ID. 

Foodie

Quem nunca foi naquele restaurante recebeu aquele prato de comida lindo e quis tirar aquela foto para mostrar para os seguidores? Pois é! O Foodie é um aplicativo no qual você pode adicionar uma variedade de filtros para deixar aquela foto da sua comida ainda mais bonita. 

O Foodie é um aplicativo gratuito disponível tanto para iOS quanto para Android. 

Adobe Photoshop Fix

Todos nós já tiramos alguma foto que se não fosse por aquela espinha específica seria perfeita não é? Mas se você tiver baixado o Adobe Photoshop Fix esse não será mais um problema, já que este app foi desenvolvido exatamente para corrigir ou remover qualquer aspecto ruim em uma foto.

Com o Adobe Photoshop Fix você pode dissolver, corrigir, iluminar, colorir e ajustar suas imagens até deixá-las perfeitas.

O o Adobe Photoshop Fix está disponível para iOS e para Android.

Photoristic HD

Apesar de só estar disponível para iOS, o Photoristic HD é um aplicativo muito interessante para quem gosta de acabamentos profissionais. O aplicativo conta algoritmos que avaliam a foto e então decidem quais são os melhores ajustes para ela de forma automática.

Obviamente você pode fazer as suas edições pessoais para deixar a foto mais “a sua cara” . Porém, o aplicativo é muito bom em identificar esses pontos específicos e deixar a sua foto com um acabamento profissional. 

Conclusão

Agora você já tem na mão uma variedade de editores disponíveis tanto para iOS quanto para Android. Agora é só baixar e ir testando para ver qual deles te agrada mais de acordo com o seu estilo pessoal. 

Existem muitas opções disponíveis, então na hora de escolher, opte por ficar com uma quantidade menor de aplicativos e realmente saber como usá-los bem. Lembrando que alguns desses aplicativos para editar fotos vão ter mais funções e consequentemente serão um pouco mais difíceis de mexer no começo, mas depois que pegar o jeito tudo fica mais fácil. 

Agora é só tirar as suas fotos e deixá-las ainda mais lindas para o seu público! 

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!