10 dicas para alcançar audiência com seu conteúdo

Escrito por Lastlink

Escrito por Lastlink

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sabemos que o consumo de informações aumentou nos últimos meses. Captar a atenção das pessoas na internet é uma tarefa cada vez mais complicada. Se você chegou até aqui, conseguimos cumprir o nosso desafio e não queremos decepcioná-lo. 

Quem busca por dicas para alcançar a audiência necessita de informações rápidas e valiosas, antes que seja tarde demais. 

Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas para ajudá-lo durante essa jornada. Separamos orientações que podem ser aplicadas de forma imediata, sem grandes investimentos. 

É um conteúdo ideal para quem tem uma página no Facebook, Instagram, blogs, Landing Page, entre outros meios de comunicação. 

Se você quer ter mais sucesso com as suas publicações, continue lendo este artigo. 

Provavelmente, você vai me agradecer mais tarde. 

1- Conheça a sua audiência 

Vamos iniciar a nossa lista de dicas falando sobre a importância de conhecer o seu público. Foi-se o tempo em que as estratégias eram feitas com base no “achismo”. Você precisa saber como é a rotina das pessoas, quais são os seus interesses e quais são os seus principais desafios. 

Além disso, é importante registrar a faixa etária, profissão, classe média, entre outros detalhes. Quando temos essas informações, podemos construir o que denominamos no marketing moderno de “Persona”. 

Trata-se de uma representação fictícia que representa o consumidor ideal de uma empresa. Para descobrir informações sobre os comportamentos, características demográficas e motivações do cliente, você pode fazer pesquisas internas com os clientes. 

As métricas que são fornecidas pelas redes sociais e por ferramentas, como o Google Analytics, também ajudam a conhecer melhor o usuário. O lado positivo é que existem diversos cursos e materiais gratuitos na internet que ensinam como analisar os dados da melhor forma. 

Veja abaixo um bom exemplo de persona para inspirá-lo. 

Vanessa Giselle, 32 anos, social media 

Vanessa Giselle, tem 32 anos e acaba de se formar em nutrição na Universidade de São Paulo, USP. Ela trabalha em uma grande empresa, onde ganha por volta de R$ 3 mil por mês, mas tem vontade em abrir o seu próprio consultório. Ela vai precisar recorrer a um empréstimo para iniciar o seu empreendimento e por isso está pesquisando quais são as melhores alternativas para levantar o dinheiro. 

No entanto, Vanessa Giselle tem algumas dores, como medo de largar o emprego, ausência de capital de giro e falta de conhecimento sobre os tipos de empréstimo. 

Essas informações de Vanessa Giselle já ajudam a construir uma boa estratégia, pois você sabe que ela tem dúvidas sobre empréstimos. Logo, conteúdos sobre o tema seria uma forma de alcançar a persona. 

2- Construa um perfil completo 

Outra dica interessante, mas grande parte dos produtores de conteúdo insistem em ignorar é a criação de um perfil completo e atraente. Então, capriche nas imagens. Elas devem chamar a atenção dos usuários de forma imediata. 

Além disso, você deve preencher todos os campos do perfil. No Twitter, por exemplo, escreva uma biografia, coloque links importantes e a localização. 

O mesmo cuidado deve ser feito em relação ao Facebook. Lembre-se sempre de escrever uma descrição, colocar a página do seu site e os telefones para contato. 

É por meio desses dados e da organização do seu perfil é que as pessoas decidem se dão follow ou não em sua página. 

Portanto, antes de querer abraçar o mundo com as suas publicações, dê um passo para trás e organize a casa. Um perfil ajustado pode trazer um alcance incrível. 

3- Crie conteúdos fantásticos 

Você já parou para analisar a qualidade dos seus conteúdos? Será que eles estão atingindo os usuários da forma como você gostaria? Será que as pautas estão de acordo com o perfil da sua persona? 

Essas reflexões ajudam a entender qual é o tipo de informação que o seu usuário está querendo consumir. Nunca é demais lembrar que o seu conteúdo deve ajudar o os seguidores no momento que eles mais precisam. 

Imagine que a sua página tem como foco central marketing para redes sociais. Ao invés de falar sobre a qualidade dos seus serviços ou dos diferenciais da consultoria, você pode publicar conteúdos bastante valiosos. 

  • O que é marketing para redes sociais? 
  • Como melhorar o alcance das minhas postagens? 
  • Vale a pena participar de sorteios? 
  • O que é mídia paga e por que ela é importante para o meu negócio? 
  • Quais são as melhores ferramentas de redes sociais? 
  • Quais são os melhores tipos de conteúdos para o Faceboo? 
  • Qual é o tamanho mais adequado das páginas em redes sociais? 

Você pode fazer uma publicação no estilo de stories, com várias dicas para os usuários. Assim, transmite um conteúdo único, completo e atraente. 

Dica bônus: antes de escrever o conteúdo, lembre-se de voltar em sua persona. Se ela for uma pessoa mais informal, use uma linguagem mais divertida e até com emojis. Caso o perfil seja mais sério, prefira um tom direto para transmitir credibilidade aos seguidores. 

4- Inove nas publicações 

Uma das principais vantagens das redes sociais é que elas permite fazer vários tipos de publicações. Você pode interagir com a sua audiência em formato de perguntas, dar dicas sobre um determinado assunto, contar histórias, fazer citações de grandes pensadores e mesclar entre vídeos e imagens. 

A variação nos conteúdos é muito importante, pois mostra aos seguidores que a sua página está interessada em fornecer a melhor informação, independente do formato. 

5- Use o e-mail ao seu favor 

Você já tentou pensar fora da caixa? A pergunta pode ser clichê, mas ela ajuda a descobrir outros caminhos para aumentar a audiência. Uma dica interessante é enviar um e-mail para os seguidores curtirem a sua página ou um conteúdo que acabou de publicar no blog. Use um título atrativo para incentivar o assinante a tomar essa ação. 

6- Divulgue as suas redes sociais 

Olha que legal essa próxima dica. 

Para alcançar mais pessoas com o seu conteúdo, recomendamos incluir os ícones das redes sociais em lugares importantes da sua página. Quem tem um blog pode colocá-los na lateral ou no pé da página. Os ícones precisam estar visíveis para serem encontrados com mais facilidade. 

Você pode construir os seus próprios ícones ou contar com o apoio de banco de imagens para inserir um modelo pronto. 

7- Faça o marketing na assinatura de e-mail 

Não há dúvidas. O e-mail é uma das principais ferramentas de comunicação em nossa rotina. Se você tem o hábito de usá-lo com frequência, temos uma dica bastante interessante. 

Na assinatura do seu e-mail, você deve colocar pequenos botões que encaminham os leitores para as redes sociais. Com apenas um clique, é possível ganhar novos seguidores e aumentar o alcance dos seus conteúdos. 

8- Interaja com outras pessoas 

O engajamento com outras páginas também pode melhorar os seus resultados nas redes sociais. Dedique um período da sua rotina para comentar nas publicações de outras pessoas e curtir os conteúdos. As interações podem criar novos laços, incentivando as outras pessoas a tomarem a mesma atitude. 

Busque perfis que representam o mesmo segmento da sua página. Assim, as chances de conseguir um retorno positivo é maior. Se você tem o hábito de publicar sobre truques para deixar o cabelo bonito, interaja com pessoas interessadas nesse tipo de conteúdo. 

9- Use hashtags

Quando falamos de engajamento, alcance e termos similares, não podemos esquecer da importância das hashtags. Elas são muito importante em todas as redes sociais. Por meio delas, que as pessoas podem encontrar os conteúdos da sua página com mais facilidade. 

A hashtag precisa estar presente em todas as publicações, seja em formato de texto, vídeo e foto. Antes de colocar uma hashtag, você deve pesquisar nas redes sociais quais são os temas com mais envolvimento. 

Imagine que você tem uma página sobre moda no Instagram. Ao pesquisar apenas a palavra “moda”, é possível encontrar diversas variações para incluir em seu conteúdo. 

  • #modafeminina;
  • #modainfantil; 
  • #modaevangelica;
  • #modafashion;
  • #modaatacado
  • #modapraia;

Procure as hashtags e escolha as alternativas que têm mais ligação com o seu nicho de mercado e conteúdo. 

10- Participe de grupos 

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a participação em grupos. É um jeito prático e econômico de fazer com que outras pessoas conheçam mais sobre o seu trabalho. 

Nesses espaços de discussões, você não deve fazer uma propaganda da sua marca. É importante tirar as dúvidas das pessoas sobre o tema central e compartilhar conteúdos interessantes. Quanto mais pessoas forem impactadas com o seu material, mais interessadas elas podem ficar em conhecer o seu trabalho em outras redes. 

Aqui, mencionamos as dicas mais importantes para alcançar audiência com o seu conteúdo. No entanto, é importante monitorar as novidades de cada ferramenta. Elas mudam constantemente e uma novidade pode influenciar no sucesso da sua publicação. 

Após descobrir quais são as melhores estratégias para alcançar audiências, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que podem ajudá-lo na carreira de produtos de conteúdo. 

Separamos esses posts para você

como-funciona-o-telegram

Como funciona o Telegram

Hoje em dia, com a popularização dos smartphones, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha algum aplicativo de mensagens instalado. O

Crie sua comunidade e comece a monetizar seu conteúdo!